Sustentabilidade de Sistemas de Saneamento Básico
Sustentabilidade dos sistemas de saneamento básico é a denominação da disciplina ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração Recursos Hídricos e Saneamento, para os alunos de doutorado e de mestrado cursarem de abril a julho de 2021.
Segundo o Professor José Almir Rodrigues Pereira, que ministra a disciplina, é cada vez maior o interesse dos alunos por informações e conhecimentos relacionados à eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo e controle de resíduos sólidos e de manejo de águas pluviais urbanas.
Para isso, na disciplina é debatida a importância da estruturação dos 4 (quatro) componentes do saneamento básico neste momento em que as cidades precisam ser sustentáveis e inteligentes. A sustentabilidade já é destacada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – ODS 11, recomendado pela Organização das Nações Unidas. Por sua vez, os avanços tecnológicos e da informática são acelerados no mundo moderno, exigindo respostas também rápidas no planejamento, investimento e operação dos sistemas de saneamento básico.
Os tópicos da ementa da disciplina são:
- Sistemas de Saneamento Básico.
- Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental no Saneamento Básico.
- Legislação e Instrumentos de Planejamento.
- Normas Técnicas e Projetos de Engenharia.
- Licenciamento Ambiental de Sistemas de Saneamento.
- Custos das Obras.
- Impacto da Gestão Operacional na Sustentabilidade dos Sistemas.
- Arrecadação e Despesas Operacionais na Prestação dos Serviços.
- Indicadores de Sustentabilidade.
- Mecanismos de Avaliação e Controle da Infraestrutura Urbana Saneamento Básico
Redes Sociais