Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Linhas de pesquisa

Publicado: Sexta, 25 Dezembro 2020 15:24 | Última Atualização: Sábado, 20 Março 2021 23:41 | Acessos: 2008

 

  1. Cidade, Infraestrutura e Sustentabilidade

Investigar procedimentos para a tomada de decisão do investimento em infraestrutura urbana, observando a qualidade da informação e a importância dos estudos de alternativas de concepção e de cenários que analisem a viabilidade econômica, social e ambiental dos sistemas a serem instalados e/ou em operação nas cidades.

 

  1. Eficiência Hidroenergética em Sistemas de Saneamento

Estudar alternativas de projeto, desenvolver tecnologias e propor rotinas de controle operacional que melhorem o desempenho hidráulico, mecânico e elétrico de equipamentos e dispositivos de instalações e unidades, visando o uso eficiente de água e de energia elétrica nos sistemas de saneamento básico.

 

 

  1. Gestão de Sistemas de Saneamento Básico e de Meio Ambiente

Estabelecer procedimentos de gestão que aumentem a eficiência e reduzam custos operacionais dos prestadores dos serviços, contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de saneamento básico e para evitar problemas ambientais urbanos, como alagamentos, grande volume de resíduos, perda de água, poluição/contaminação de corpos d´água).

 

  1. Planejamento, Gestão e Informação de Sistemas de Saneamento

Desenvolver alternativas para implantação e expansão de sistemas de saneamento em municípios, considerando as políticas públicas, os instrumentos de planejamento municipal (Plano Diretor, PPA etc.) e a qualidade da informação, bem como observando as potencialidades da economia circular e da mudança de paradigma para a Cidade Sustentável e Inteligente.

Fim do conteúdo da página