Quem somos

Publicado: Sexta, 25 Dezembro 2020 15:24 | Última Atualização: Sexta, 19 Março 2021 15:06 | Acessos: 2083

O GPHS é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no ano 2000.

Atualmente, a equipe do GPHS é constituída por professores, pesquisadores e alunos (pós-graduação e graduação) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de outras instituições.

Os trabalhos de pesquisa e de extensão do GPHS são destinados ao planejamento, gestão, prestação, regulação e organização e uso da informação dos serviços de saneamento básico. Entre os principais objetivos estão:

1. O estudo de alternativas de planejamento e de gestão para a prestação dos serviços de saneamento básico em municípios;
  2. A cooperação técnica no desenvolvimento de soluções práticas para sistemas de saneamento básico de empresas, indústrias e municípios da Região Amazônica;
  3. O treinamento e capacitação de alunos de graduação e de pós-graduação em sistemas de saneamento (escalas de laboratório, piloto e real) e no controle da qualidade ambiental.

Algumas atividades do GPHS são realizadas em Redes Nacionais, como na Rede de Cooperativa de Pesquisa (REDECOPE), da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e na Rede LENHS, do Programa PROCEL SANEAR da ELETROBRAS / Ministério de Minas e Energia.

No GPHS também é incentivada a cooperação e integração com pesquisadores e alunos de outros países. Entre essas podem ser destacadas as atividades com o Prof. Holger Benvides Munoz (Equador), os estágios realizados por alunos de Portugal e da França nas instalações do GPHS e a participação de alunos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental em outros países como: Espanha, Escócia, Inglaterra e Estados Unidos.