Publicado: Sábado, 20 Março 2021 23:37 | Última Atualização: Sábado, 20 Março 2021 23:37 | Acessos: 1190

O projeto de extensão “Práticas Eficientes de Uso Racional de Água e de Energia Elétrica em Áreas Urbanas” está atualmente em execução, sendo realizado no período de Março/2017-Fevereiro/2018 e estando vinculado ao edital PROEX nº 01/2017 - Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFPA).

Equipe Técnica

Unidade Acadêmica

Vínculo Institucional

Titulação

Função no projeto

José Almir Rodrigues Pereira

Instituto de Tecnologia (ITEC)

Coordenador

Marise Teles Condurú

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA)

Subcoordenador

Alcione Batista da Silva

Instituto de Tecnologia (ITEC)

Participante externo

Karina Ferreira Castro Mesquita

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU)

Discente

Doutoranda

Gleiciane Costa Moraes Bezerra

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA)

Francisca Nara da Conceição Moreira

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)

Mestranda

Cinthya Karen Assunção do Rosário Duarte

Arthur Julio Arrais Barros

Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA)

Graduando(a)

Bolsista

Ana Caroline David Ramos

Voluntária

No projeto serão disseminadas informações de alternativas técnicas viáveis para uso racional de água e de energia elétrica, visando à conscientização de alunos do ensino fundamental, de professores, de gestores públicos e da comunidade em geral.

Para isso, na pesquisa foram realizadas as seguintes etapas: inicialmente serão levantadas e sistematizadas ações de uso racional de água e de energia elétrica em áreas urbanas. Na etapa 2 será desenvolvido site do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS/UFPA), para divulgação de práticas exitosas de uso racional de água e de energia elétrica. Os resultados do projeto de extensão serão apresentados (Etapa 3) de forma presencial, em palestras para cerca de 1.000 alunos do ensino fundamental de municípios da Região Metropolitana de Belém, bem como o link do site será disponibilizado para escolas e prefeituras do Estado do Pará. Com o projeto de extensão serão disseminadas informações que permitam a conscientização de alunos do ensino fundamental, de professores, de gestores públicos e da comunidade em geral da necessidade de evitar o desperdício de água e de energia elétrica, promovendo o uso racional desses recursos no meio urbano.