Planejamento e Gestão de Sistemas de Saneamento – LPGSS

Publicado: Quinta, 18 Março 2021 18:05 | Última Atualização: Sábado, 20 Março 2021 03:35 | Acessos: 1467

No Laboratório de Planejamento e Gestão de Sistemas de Saneamento – LPGSS são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao diagnóstico, estudo de concepção, planejamento e gestão de sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo e controle de resíduos sólidos e de drenagem urbana, com a finalidade de apresentar soluções para a elaboração de planos diretores, controle operacional e sustentabilidade econômica, social e ambiental de sistemas de saneamento básico.

No LPGSS são realizados estudos aplicados em sistemas em escala real, como propostas de alternativas de concepção e de procedimentos para a gestão eficiente da informação em sistemas de saneamento de empresas, indústrias e instituições governamentais. Também são realizadas atividades de consultoria e de perícia técnica para instituições públicas e empresas, como a Perícia destinada a Precificação da Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, que foi realizada em processo do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

A participação de alunos de graduação e de pós-graduação ocorre em todas as atividades de convênios de cooperação técnica da equipe do LPGSS, o que facilita o relacionamento dos aspectos técnicos com as vivências práticas de profissionais atuantes, contribuindo para a melhor capacitação dos alunos na solução de problemas que enfrentarão na vida profissional.